- Algumas emissoras brasileiras ainda permanecem transmitindo firme e forte nas ondas curtas. Uma delas é a Rádio Nove de Julho, de São Paulo (SP). Trata-se de uma emissora que pertence à Arquiodiocese de São Paulo. Ela pode ser ouvida na frequência de 9820 kHz, na faixa de 31 metros. A estação foi monitorada, em Caxias do Sul (RS), em 22 de setembro. De acordo com ele, o sinal da emissora chega com algumas oscilações e chiados, que não comprometem o entendimento do conteúdo. Lembramos que a Rádio Nove de Julho não transmite apenas programas de cunho religioso. Nos domingos, a partir das 8h da manhã, vai ao ar o segmento Cantares de Além-Mar, com informações e músicas de Portugal. Vale à pena conferir!
- Conforme Lenildo da Silva, que reside no Sítio Riachão, em São José (PB), após diversos meses, a Rádio Caiari, de Porto Velho (RO), voltou a ser ouvida em 4785 kHz. Ele captou a estação em 15 setembro por volta de 0100, no TU, quando era exibido um programa com informações voltadas ao homem do campo. Segundo o Lenildo, a Rádio Caiari é conhecida pela irregularidade de suas transmissões em ondas tropicais, uma vez que transmite apenas ocasionalmente.
- A Rádio Biafra é uma emissora que tem sua programação destinada à Nigéria. Em Burjasot, na Espanha, José Miguel Romero tem monitorado a emissora, sempre por volta de 1850, no TU, em 15560 kHz. Em 22 de setembro, ele acompanhou parte da programação em inglês e também em dialeto africano.
- O Congo-Brazzaville é um país africano que alcançou sua independência da França na Década de 1960. Atualmente, ele é chamado desta forma para se distinguir do seu vizinho República Democrática do Congo, cuja capital é Kinshasa. Depois de algum tempo, uma emissora do Congo-Brazaville voltou a ser escutada em ondas curtas. Também em Burjasot, José Miguel Romero captou a Rádio Congo, em 22 de setembro, às 1840, no TU, em 6115 kHz. O sinal era regular.
Fonte: CelioRomais
Nenhum comentário:
Postar um comentário