Compartilhe

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Retrospectiva de 2013 nas ondas curtas

retro-vintage-radio2
Já há algum tempo, os anos, nas ondas curtas, iniciam e terminam com notícias não agradáveis para os ouvintes. É a época em que as direções das estações aproveitam para acabar com as transmissões nesta modalidade de radiodifusão.

E em 2013, não foi diferente. Em 1º de janeiro, a Voz da Croácia encerrou sua breve intervenção no dial, onde permaneceu pouco mais de uma década, transmitindo programas feitos em Zagreb, mas difundidos via retransmissor localizado na Alemanha. Ficou na saudade a programação em espanhol, na voz marcante e acentuada de Mário Ostovich. Muitos aprenderam sobre aquele jovem país europeu, que surgiu após a desintegração da antiga Iugoslávia.

Em 30 de janeiro, uma notícia triste para o DXCB. Falecia, em Barbacena (MG), Adalberto Marques de Azevedo. Dexista de grande estirpe, Adalberto escrevia, com precisão, artigos técnicos e informativos. Foi vencido por um infarto. Seu slogan “Rádio ligado, antena esticada, ouvido atento e ótimas escutas”, dito em suas participações em programas de dexismo como Altas Ondas, DX HCJB e Nas Ondas Curtas da Guarujá Paulista, ficará na memória.

Em 30 de março, quando o novo Papa foi anunciado, o Programa Brasileiro da Rádio Vaticano, que já havia abandonado as ondas curtas, fez emissão especial, na faixa de 25 metros, informando a chegada de Francisco para um novo Papado.

Em 3 de abril uma boa notícia: a Rádio Difusão Argentina para o Exterior – RAE passou a transmitir em chinês via ondas curtas. Ufa! Pelo menos alguma emissora ainda valoriza tal modalidade de radiodifusão!

No mês de abril, foi a vez da TDF fechar seu centro de transmissores localizado em Montisinéry, na Guiana Francesa. Na ocasião, o diretor da TDF anunciou que as ondas curtas sofriam, nos dias atuais, com “a concorrência da Internet e outras plataformas”. Ficaram privadas de utilizar o centro da Guiana Francesa as rádios Japão, França e KBS World.

No dia 3 de maio, a Rádio Deustche Welle completou 60 anos de atividades. A emissora alemã, que já transmitiu em português para o Brasil por várias décadas, mantém programas em nosso idioma, em ondas curtas, para o público ouvinte da África.

2013 também marcou os 90 anos da Rádio Praga, da República Checa. A estação também emitiu programação em português para o Brasil, em ondas curtas, por várias décadas. Nos dias atuais, seus programas em espanhol podem ser captados, em ondas curtas, graças a um acordo com a norte-americana Rádio Miami Internacional.

No âmbito de atividades e estímulo por participação e congraçamento, o DXCB realizou, em 4 de maio, o Concurso DXCB OM 2013. O evento contou com diversas participações e mostrou a importância de pesquisar as ondas médias nos dias atuais, quando o governo anuncia a migração de emissoras desta faixa para o FM. O DXCB também realizou um concurso com escutas nas ondas tropicais.

Na segunda metade do ano, a Rádio RB2, de Curitiba (PR), anunciou que, até o final do ano, estaria reativando suas três freqüências de ondas curtas: 6040, 9725 e 11935 kHz. A RB2 é a antiga Clube Paranaense. Até o final de 2013, no entanto, a emissora não havia dado o ar da graça em ondas curtas.

Em 1º de agosto, os programas em português da NHK – Rádio Japão completaram 60 anos no ar. Das grandes estações internacionais, é uma das poucas que ainda permanece transmitindo para o ouvinte brasileiro, ao lado de emissoras como a Rádio Internacional da China e Rádio Havana.

Em 15 de agosto, foi a vez da KBS World Radio, da Coréia do Sul, comemorar 60 anos no ar. É uma simpática emissora, com bons programas em língua espanhola, facilmente captada aqui no Brasil, graças a um retransmissor localizado nos Estados Unidos. Na Década de 1980, chegou a transmitir em português para o Brasil.

Após realizar campanha entre seus ouvintes, a Rádio Aparecida inaugurou, nos dias 7 e 8 de setembro, novos transmissores de ondas curtas. No dia 8, a emissora católica completou 62 anos de atividades. A estratégia deu certo: muitos ouvintes notaram uma boa performance de sintonia da RA em todos os seus canais de ondas curtas, a saber, 5035, 6135, 9630 e 11855 kHz.

Em 28 de outubro, a Rádio Exterior da Espanha aposentou o retransmissor localizado em Cariari, na Costa Rica. Com isso, aumentou a utilização de seu transmissor localizado em Noblejas.

Em 1º de dezembro, uma boa notícia: após fechar um acordo com a Rádio Miami Internacional, a Family Radio voltou a ser sintonizada em ondas curtas. Tanto os programas da Family Radio quanto da Rádio Miami são transmitidos desde a localidade de Okeechobee, na Flórida.

Por fim, dezembro marcou a participação derradeira da Voz da Rússia no cenário mundial das ondas curtas. No dia 31, alguns dexistas tentaram ouvir a emissora, mas a emissão em português já não estava mais no ar, conforme constatou Antônio Argolo, em Jequié (BA). Ao que tudo indica, a última transmissão foi um dia antes, de acordo com José Moacir Portera de Melo, em Pontes e Lacerda (MT).

Ele captou a programação, em 30 de dezembro, em português, mas sem despedidas ou algo parecido. Durante muitos anos, a Voz da Rússia se identificou como Rádio Central de Moscou. Em português, transmitia desde 1934. Teve importante papel na difusão do socialismo durante a Guerra Fria, fazendo um contraponto ao capitalismo da Voz da América. A emissora prometeu estar presente na Internet, mas para os radiófilos, sem os chiados das ondas curtas, perdeu a essência do verdadeiro rádio!

Fonte: http://www.romais.jor.br/blog/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CarnaubaisFM

Fortalecendo direitos, celebrando a vida!

Nesta quarta-feira (25), realizamos a II Conferência Municipal da Pessoa Idosa com o tema: “Envelhecimento multicultural e democracia: urgên...