CarnaubaisFM

CarnaubaisFM
A primeira Web Radio de Carnaubais

G&M Serigrafia

G&M Serigrafia

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Belo Horizonte em ondas curtas

Cartão QSL que a Itatiaia encaminhou a Rudolf Grimm
- As duas emissoras de ondas curtas de Belo Horizonte (MG) estão presentes no dial. A Rádio Itatiaia foi monitorada, aqui em Porto Alegre (RS), em 8 de setembro, por volta de 2120, no TU, na tradicional freqüência de 5970 kHz. Já a Inconfidência está ativa em 6010 e 15190 kHz.

- A estação evangélica norte-americana KVOH, de Los Angeles, na Califórnia, fez testes em 7 de setembro pela freqüência de 9975 kHz. A estação foi monitorada, no Chile, pelo Cláudio Galaz, e em São José (PB), pelo Lenildo da Silva, por volta de 0220, no TU. Conforme o Lenildo, a emissão era em espanhol e inglês e, segundo ele, a sintonia era muito boa.

- Desde Goiânia (GO), estão ativas as Rádio Brasil Central e Daqui. A Brasil Central pode ser captada em 4985 e 11815 kHz. Já a Rádio Daqui é escutada apenas em 4915 kHz. Sua outra freqüência, 11830 kHz, está inativa.

– A Rádio Nove de Julho, de São Paulo (SP), ficou inativa na freqüência de 9820 kHz, em 31 metros, durante alguns dias do mês de setembro.

Pequeno panorama das redes de emissoras católicas e evangélicas

Sintonia da Rádio Aparecida, em onda tropical, no canal 5035 kHz

Com a notícia dando conta de que o governo liberou a migração de emissoras do AM para o FM, faço um apanhado despretensioso, como ouvinte, sobre as atuais redes envolvendo religião.

Não são apenas as igrejas evangélicas que possuem canais em AM, FM ou ondas curtas. Tem também a Igreja Católica. Canais poderosos, redes fortíssimas como a Rede Católica de Rádios, Rede Aparecida de Rádios, Milícia da Imaculada e Canção Nova.

Tais redes possuem canais pulverizados em AM, FM, ondas curtas e tropicais.

Opino que os católicos sabem usar muito bem todas as modalidades de radiodifusão. Ainda investem nas ondas curtas, abandonadas pelos empresários (com raras exceções!) que querem “apenas uma pessoa para ligar um computador de manhã e desligar à noite”.

Um exemplo? No início de setembro, a Rádio Aparecida inaugurou novos transmissores. Em matéria da TV Aparecida, Dom Raymundo Damasceno aparece abençoando os novos transmissores de ondas curtas da estação. Eles foram adquiridos com o pagamento de mensalidades por parte dos ouvintes que ainda não possuem smartphones ou acesso à Internet.

Em relação aos evangélicos, creio eu, grande parte dos canais também são pulverizados em todas as faixas. Vamos lá:

Igreja Universal do Reino de Deus – Possui a Rede Aleluia de Rádios. Os canais são, na maioria das cidades, em FM. Aqui em Porto Alegre é em FM. No Rio de Janeiro possuem a Rádio Copacabana, onde Edir Macedo iniciou seu trabalho. Aqui em Porto Alegre, tem um canal 1210 kHz, mas que não entra em rede com a Aleluia. A IURD não possui canais em ondas curtas. Tinha a antiga Rádio Record, de São Paulo (SP), mas as freqüências de 31 e 49 metros estão inativas (em que pese a programação da Record ser evangélica apenas durante a madrugada!). Os canais citados não retransmitem a Rede Aleluia e servem para programação dos pastores e bispos locais.

Igreja Deus é Amor – Possui uma vasta rede de emissoras, seja em FM, AM, ondas curtas e tropicais. Aqui em Porto Alegre possuem o canal 880 kHz que era da antiga Itaí. Possuem as antigas freqüências de ondas curtas da Rádio Tupi, de São Paulo, de Assis Chateaubriand. Todos eles são ativos em ondas curtas e o Missionário David Martins Miranda, que grava o tradicional programa “A Voz da Libertação” de dentro de um púlpito blindado, usa eles num portunhol horrível para chegar aos ouvintes de toda a América do Sul, principalmente do Peru.

Igreja Internacional da Graça – O Missionário RR Soares possui a Rede Nossa Rádio. Os canais estão pulverizados, seja em FM (aqui em Porto Alegre), AM, como é no Rio de Janeiro e até ondas tropicais, com o antigo canal da Rádio Relógio Federal do Rio de Janeiro em 4905 kHz na faixa de 60 metros.
Igreja Adventista – Possui a Rede Novo Tempo. Aqui na Grande Porto Alegre, o canal é em FM. Em Vitória, o canal é em AM. Em Campo Grande (MS), possui canal em ondas tropicais.
Igreja Sara Nossa Terra – Todos os canais são em FM.

E deixo de citar algumas redes pequenas, de duas ou três estações, que não têm canais aqui no RS, tipo Gospel FM, Pai Eterno, etc.

Não se enquadrando nem como católico ou evangélico temos a Legião da Boa Vontade. José de Paiva Neto talvez tenha que se mover para fazer a migração. Sua Super Rede Boa Vontade de Rádios tem, basicamente, emissoras de ondas médias. No Rio, a antiga freqüência da Rádio Jornal do Brasil é dele. Aqui em Porto Alegre possui o canal 1300 kHz e as três frequências de ondas curtas que comprou da Rádio Pampa.

Com a experiência de ouvinte aprendi que, quando queremos, podemos tirar algo de útil na emissora mais inusitada e que, a princípio, pensaríamos em não escutar. Basta apenas ligar o receptor e prestar atenção.
Por vezes, aquela emissora católica pode ter um interessante programa jornalístico. É o caso do RCR Debates, aos sábados, pela Rádio Aparecida.

A Rádio Transmundial, que é uma emissora evangélica e transmite em ondas curtas e AM em São Paulo, tem programa jornalístico diário feito por bons profissionais (jornalistas, inclusive).

Assim caminha o nosso rádio, em meio ao mundo evangélico, católico, espírita (no Rio de Janeiro, a Rádio Rio de Janeiro AM 1400 kHz é de uma Fundação Espírita), religiões afros (A Band 1360 AM, do Rio de Janeiro, tem o Programa Melodias de Terreiro), etc. Por fim, não estaria faltando um programa ou emissora que pregue o budismo?

Fonte: http://www.romais.jor.br/blog/



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Prefeitura de Carnaubais: salário de até R$ 3.1 mil!

  Aproveite a oportunidade de concurso que a Prefeitura Carnaubais! Saiba como se inscrever. Um novo concurso público foi anunciado pela Pre...