PREFEITURA
MUNICIPAL DE CARNAUBAIS
Estado do Rio
Grande do Norte
SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO
CNPJ (MF) 08.294.670/0001-70
NOTA DE
ESCLARECIMENTO
A Prefeitura
Municipal de Carnaubais, através da Secretaria de Administração, vem por meio
desta, esclarecer aos servidores públicos deste município, sobre assuntos
relacionados ao pagamento do Abono salarial PIS/PASEP.
1º - A Prefeitura de Carnaubais
não tem nenhuma gerência sobre o pagamento do abono, sendo este de
responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE;
2º - O Ministério do Trabalho tem
a prerrogativa de enviar as informações dos servidores quem tem direito ao
abono salarial para o Banco do Brasil, que é o agente pagador;
3º - O Banco do Brasil, tendo
recebido as informações, age para que os beneficiários recebam o valor devido a
eles;
Diante do
exposto, cabe a Prefeitura de Carnaubais, enviar as informações dos servidores
via RAIS – Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho, para
que o mesmo efetue o processamento das informações e autorize o pagamento dos
benefícios no calendário estipulado pelo próprio ministério, ou seja, com
inicio em 15.08.2012 e Final em 28.06.2013.
A Prefeitura
através da secretaria de Administração, enviou as informações em tempo hábil,
ou seja, no dia 22.03.2012, conforme recibo de entrega disponível para consulta
na própria secretaria, já que o prazo inspirava-se em 23.03.2012, no entanto,
quando da confirmação por parte do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE,
foram detectados inconsistências nos dados de alguns servidores tais como:
Pis convertido numero para Pasep,
Numero de Pasep convertido em novo número;
Esse
procedimento é feito pelo próprio sistema do Ministério do Trabalho e Banco do
Brasil, não tendo a Prefeitura nenhuma Ingerência sobre tal situação.
Portando,
informado desta situação, o Setor responsável tomou as medidas necessárias para
a retificação dos dados, e assim foi feito de acordo com os procedimentos
legais, entregando-se novamente a RAIS-Retificadora, no dia 25.05.2012,
contendo todos os seus servidores, já devidamente procedido os acertos
propostos pelo Ministério do Trabalho.
Porém, diante deste fato, fomos
informados, tanto pelo Ministério do Trabalho, quanto pelo Banco do Brasil, que
os servidores com direito ao abono salarial, teriam uma alteração no calendário
de pagamento, passando a receber o beneficio, somente a partir do dia
04.12.2012; diante deste fato a Prefeitura buscou junto a estes dois órgãos,
uma forma de antecipar esta data, sendo que, não foi possível segundo o
Ministério do Trabalho e o Banco do Brasil, por estarem cumprindo determinação
da RESOLUÇÃO do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador -
CODEFAT Nº 695, DE 28 DE JUNHO DE 2012, Art. 2º
Alinea “f” Parágrafo 2º.
Portanto, firmamos que, o
compromisso desta Administração, continua a ser o de defender o Serviço Público
com presteza e respeito, tonando possível fazermos uma Administração voltada
para o bem estar de todos.
Carnaubais, 27 de
agosto de 2012.
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Claelma Oliveira Mancio Costa
Secretária de Administração
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